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Desde: 27/01/2009      Publicadas: 276      Atualização: 05/07/2019

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 Mundo invisível

  05/07/2019
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Santeria Cuba

Pesquisa de internet

Santeria  é uma forma forte de expressão da espiritualidade que tem raízes do povo africano. Ela é vinda da religião iorubá trazida para o Novo Mundo pelo povo Yoruba escravizado, juntamente com o cristianismo e as religiões dos povos indígenas das Américas . O povo iorubá carregava consigo vários costumes religiosos, incluindo um sistema de transe e adivinhação para se comunicar com seus ancestrais e divindades, sacrifícios de animais, e tambores e danças sagrados. Com a necessidade de preservar suas tradições e em um ambiente cultural, levou os escravizados em Cuba a fundirem seus custumes com aspectos do catolicismo, sendo isso a partir do ano de 1515. A população “santérica” tem como adoração entidades, que por sua vez são exemplificadas através da oralidade.

A dança e a ingestão de bebidas são atos importantes e comuns nestes ritos religiosos. 

A Santería tem uma visão de mundo homogênea, discreta, completamente explícita e coerente centrada em um "apunhado" de deidades iorubás e informada por um conjunto fixo de textos orais conhecidos como patakines que transmitem histórias parecidas com as parábolas da bíblia e outros personagens fixos. Sua lista de rituais, canções, orações e saberes herbais são frequentemente apresentados em termos prescritivos e livros como manuais de instruções. Essa maneira de definir a Santería, que certamente é verdadeira para muitos santeros, claramente se refere à metaculturalidade. Não há indícios de debate sobre rótulos como “religião”, nenhum indício de sobreposição com outras religiões cubanas, e nenhum indício de desacordos ou lutas sobre o significado e a filiação dentro das fileiras de praticantes. Para entender completamente tais retratos da Santeria seria necessário traçar suas origens em gêneros, tais como manuais religiosos escritos por praticantes, estudos folclóricos cubanos e relatos antropológicos estruturalistas de religiões não-ocidentais, e pensar sobre como os autores e consumidores de religiões não-ocidentais pensam.

A forma de prática religiosa apresentada na santeria pode ser encontrada em livros e principalmente através da oralidade, encontrada por sua vez em casas de encontros.

A santería não usa um credo central para suas práticas religiosas; embora seja entendido em termos de seus rituais e cerimônias.  Esses rituais e cerimônias acontecem no que é conhecido como uma casa-templo ou casa de santos (casa dos santos), também conhecida como ilé . A maioria dos iléss está nas casas dos sacerdotes e sacerdotisas iniciados. Ossantuários Ilé são construídos, pelos sacerdotes e sacerdotisas, para os orichás diferentes, o que cria um espaço para o culto, chamado de igbodu (altar). Em um igbodu há uma exibição de três tronos distintos (cobertos com cetim azul royal, branco e vermelho) que representam os assentos das rainhas, reis e os guerreiros deificados. (Obtendo os ilekes, médio asiento, los guerreiros, assento, pós-iniciação, clero, são exemplos de rituais que serão melhores exemplificados ao longo do trabalho).




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