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Desde: 27/01/2009      Publicadas: 262      Atualização: 18/09/2018

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 Mundo invisível

  08/03/2018
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Rito de uma casa de umbanda

Umbanda nos dias de hoje.
Textos de internet
wikipédia

O RITUAL
 
O Ritual Umbandista , vem se alterando com os tempos. As casas precisaram se adaptar as realidades dos tempos modernos. Poucas são as casas que ainda tem o chão de barro batido. Hoje as contruções são modernas e confortáveis, aumentando a segurança dos frequentadores e principalmente dos adeptos da religião.
O ritual também sofreu grandes alterações. Apoio de legislações... E quase tudo hoje já se encontra nas lojas especializadas de artigos religiosos e são até ensinadas nos canais das redes sociais, como facebook ou youtube. Um grande erro para muitos é tentar aprender fora da ritualistica da sua casa.
Há dois tipos de sessões ou giras: de desenvolvimento e de trabalho ou caridade. As giras de trabalho são sessões públicas, onde os guias incorporam nos médiuns para atender ao público.
Porém, tudo varia muito de acordo com a direção da casa, pois cada comunidade formada tem sua característica e ritualistica própria, adotando sempre medidas que favoreçam e que mais se adeqüa ao seu tipo e ritmo de trabalho, evitando por exemplo extrapolar a Lei do Silêncio, ou incomodar a vizinhança com tambores ou afins. De forma geral, isto não altera as características básicas dos rituais, conforme são realizados em um terreiro.
 
AS NORMAS BÁSICAS
 
-O Horário de início e fim do ritual deve ser rigorosamente cumprido; Deve-se seguir o calendário e agenda determinada no inicio do ano para se saudar à todos os orixas.
 
-Deve haver simpliscidade e homogeneidade no vestuário, usando o branco, ou cores suaves, evitando que a vaidade prevaleça devido a diferença de poder aquisitivo entre os integrantes da casa;
 
-O médium, após autorização do seu comandante ou zelador,  deve sempre estar de posse dos apetrechos retualisticos de suas entidades, como cachimbo, chapéu, ervas, pemba, para que possa ser rapidamente localizado quando solicitado pela entidade;
 
-O médium deverá tomar o banho de ervas antes da sessão, evitando a ingestão de bebidas alcoólicas e a prática de relações sexuais 24h antes da gira;
 
-Não é em todas as casas  que é obrigadoa se retirar o sapato. Porém devemos pisar com respeito em um terreiro de Umbanda, pois o solo é sagrado;
 
-O médium durante o período que antecede a gira deve concentrar-se somente em sua missão, deixando de lado momentaneamente seu problemas pessoais, para que haja uma vibração perfeita e assim possa ter uma sintonia pura;
 
-Os convidados ou assistentes, devem ser orientados quanto as regras da casa. Cabe manter o silêncio e o respeito , colaborando desta forma para a manutenção da corrente vibratória da gira, devem também atentar ao vestuário pois casa umbandista é local de respeito. Lembrando que o vinculo de amizade ou paretesco nada tem haver com a entidade.
 
A GIRA
 
A Gira divide-se me : Gira Festiva (homenagem aos Orixás), Gira de Caridade (consultas, descarregos) e Gira de Desenvolvimento (restrito aos médiuns) .
 
A realização da gira processa-se em fases , a saber:
 
 
 
1- A CONCENTRAÇÃO:
 
• Por meio de um sino ou campainha (adjá), o dirigente da casa procederá à chamada dos médiuns ao terreiro , 10 minutos antes do início da gira, para que haja concentração. 
 
• Todos os integrantes da gira deverão, ao adentrar o terreiro curvar-se saudando o congá e colocar-se em seu lugar junto aos outros médiuns, mantendo-se em total silêncio.
 
•A hierarquia deve ser respeitada na formação das alas do terreiro.
 
•Em caso de impedimento por qualquer motivo de saúde, comunique ao dirigente e siga as orientações. Evitando os esforços e preservando a saúde.
 
Pode-se fazer uma oração antes do defumador para se harmonizar o ambiente.
 
2 – DEFUMAÇÂO:
 
• Após as curimbas para Ogum, saúda-se a defumação e canta-se curimbas de defumação; Se houver ponto específicos de abertura e defumador, estes serão usados.
 
• O encarregado da defumação deve defumar todos os médiuns e assistência, os quatro cantos do terreiro e o congá, purificando o ambiente para que a gira possa ser realizada.
 
3 - ABERTURA DA GIRA:
 
Neste momento pode-se cantar o hino da umbanda.
 
*O ritual inicia-se com a prece de abertura e o ponto de abertura, que pode variar de terreiro para terreiro, em seguida batem-se palmas para saudação a Oxalá e aos Orixás donos da casa.
 
• Durante a abertura os médiuns acompanham os pontos com palmas permanecendo em seus lugares.
 
• No momento da oração todos os integrantes da corrente devem ajoelhar-se, procurando direcionar suas preces a Deus e ao seu anjo guardião, bem como as entidades que pertençam a sua coroa.
 
• Após o ponto de abertura, abrem-se as cortinas que separam a corrente da assistência.
 
4 - BATER CABEÇA :
 
• Cantam-se curimbas para bater cabeça;
 
• Esse é o ato de submissão em que nos abaixamos diante de Jesus e de todos os Orixás, pedindo sua proteção. O médium se curva e toca suavemente a testa no chão. Em primeiro lugar batem cabeça os médiuns e os demais integrantes da corrente, seguidos dos dirigentes da casa.
 
• Os médiuns batem cabeça: no congá,na direção da tronqueira,nos atabaques e para os dirigentes da casa (pai e mãe), depois pai e mãe pequenos (se houver). Bate-se cabeça no congá pelo respeito que o lugar impõe, não por ser apenas um santuário, tendo o pensamento voltado para o Deus-Uno ou Oxalá, e ainda como sinal de respeito ao chefe espiritual da casa.
 
• Após este ato todos estão prontos para o início da gira propriamente dita.
Cabe ao dirigente fazer os agradecimentos e honras aos visitantes. Havendo convidados fazer as devidas considerações.
 
5 - A INCORPORAÇÃO :
 
• Depois que todos bateram cabeça, saúdam-se todos os Orixás e então a Linha das Entidades que trabalharão naquele dia; inclusive os guardiões.
 
 
• chama-se através dos pontos cantados (curimbas de chamada), as entidades que virão para os trabalhos.
 
• Após a chegada destas, a direção da casa os saúda e os guias incorporados cumprimentam-se entre si e ao congá. Em muitos terreiros há a separação do passe da consulta, uma linha dará os passes, outra fará as consultas. Se for dia de homenagem a alguma entidade, não haverá consultas, somente sendo permitida a assistência cumprimentar a entidade homenageada.
 
• Em dias de giras normais serão realizados atendimentos, bem como descarregos e demais trabalhos que se façam necessários aos assistentes.
 
6 – INVOCAÇÃO DE EXÚ:
 
• O Dirigente sarava (saúda) a Umbanda, em seguida os Orixás Regentes (donos) da Casa e, por fim, Exu;
 
• Nesta etapa são cantados pontos para que os Exus entrem no terreiro e retirem todos os pontos negativos, inclusive retirando os espíritos zombeteiros e afins que possam vir atrapalhar o bom andamento da gira..
 
• A casa dos guardiões deve estar aberta. As velas na porteira acessa.
 
• A segurança da casa se dá na concentração e respeito.
 
• A incorporação de exús pela assistência deve ser controlada e vigiada, pois pode ser influência de espiritos zombeteiros. Cargas negativas...
 
• Saúda-se Ogum (3X) e então se canta para Ogum, para firmar a gira e proteger a casa.
Acender a casa de Ogum.
 
 
 
 
7 - O FECHAMENTO :
 
• após o atendimento, é feito o fechamento da gira com um “despacho de Exu”, que levará as energias negativas provenientes dos descarregos e um agradecimento do dirigente às entidades que ali se fizeram presentes prestando a caridade. É preciso “DESPACHAR” Exu, dando-lhe marafo e farinha com dendê. Quando se diz despachar Exu, emprega-se esse verbo no sentido de enviar, mandar.
 
• Após o “despacho” são cantados os pontos de encerramento, inclusive o Hino da Umbanda, e é fechada a gira.
 
OBS.: Toda cerimônia Pública (sessão / Trabalho) se inicia obrigatoriamente pela Invocação de Exu e termina pelo Despacho de Exu; despachar Exu significa enviar Exu por meio de oferendas de comidas, bebidas, etc., para ele levar os pedidos aos orixás e descarregar a casa. Seu nome, portanto, é sempre o primeiro a ser invocado em todas as cerimônias; por esse motivo, a casa deve contar com uma pessoa encarregada exclusivamente de “despachar” exu, esta pessoa é o (a) Tronqueira, cargo que tem a função de preparar e entregar o Padê de Exu (farofa de água, farinha e dendê, acompanhada de velas pretas e vermelhas e cachaça) como garantia da tranqüilidade da cerimônia, pois satisfeito, Exu não a perturbará e até mesmo afastará as forças que porventura se proponham a perturbá-la. Exu é o guardião de todas as passagens, inclusive entre o céu e a Terra, e das porteiras que existem em nosso mundo. É muito importante que ele fique guardando a entrada, para não deixar passar influências negativas e pessoas maléficas que possam nos prejudicar. Alguns babalorixás evocam o orixá Exu para render-lhe homenagem, mas, logo em seguida, pedem que ele vá embora para não atrapalhar as cerimônias sagradas. O que se deve fazer é pedir que ele fique guardando a porta de entrada do barracão para impedir a entrada de eguns e dos rabos-de-encruza.



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