| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Divulgação de sites e eventos
Desde: 27/01/2009      Publicadas: 265      Atualização: 06/11/2018

Capa |  Ciências  |  Curiosidades  |  Direito e deveres  |  Esportes  |  Famosos na Web TV  |  Fatos marcantes  |  Leitura  |  Moral e ética  |  Mundo invisível  |  Natureza  |  Nota do autor  |  POESIA  |  Polêmico  |  Reflexão


 Mundo invisível

  30/08/2018
  0 comentário(s)


Oxum

Pesquisa de Internet - Wikipédia e outros

QUALIDADES DE OXUM ( ÒSUN) KETO

 

1- IYA OMI é a òsun saudada no siré, também idosa. É aquela que faz as perguntas a Esu no jogo divinatório de Ifá.

2- ÒSUN ABALU (Agba ilu) é considerada como sendo a mais velha de todas. É muito ciumenta e adora receber hortênsias como oferenda. Sua ligação com OMOLÚ, o orixá da peste, tido como o médico dos pobres, é notável e segundo dizem, acompanha este orixá em suas andanças pelos quatro cantos do mundo. É bastante severa e autoritária. Usa azul claro e abèbé.

3- ÒSUN ABALÔ (carrega ogum é uma iansã)

4- ÒSUN IJIMU (ou Ajímu, ou Jimu) - é outro tipo de Òsun velha. Veste-se de azul claro ou cor de rosa. Leva abèbé e seus colares são feitos de contas de cristal amarelo escuro. Representa um tipo semelhante a Abalu, mas talvez mais meiga. É a senhora da fecundidade e do feitiço, é a velha e vira bruxa na beira do rio. Come com Oxalá e Omolu. Não come bicho-fêmea, exceto pata. Aspecto idoso e dado às feitiçarias tem estreita ligação com as

IYAMI-AJÉ. Essa estreita ligação é que faz com que as OXUNS alcancem a vitória em suas brigas ou vinganças. Rainha e mãe de todas as Oxum.

5- ÒSUN ABOTO , OXOGBÔ ou YABOTO. Seu culto é realizado nas nascentes dos rios. É a Oxum das nascentes e dos encontros das águas doces e salgadas. Ela deu origem ao nome da cidade de Osogbo. Òsun que ajuda as mulheres terem filhos. 

 

6-ÒSUN APARÁ seria a mais jovem das Òsuns, e um tipo guerreiro que acompanha Ògún (ou Sàngó) vivendo com ele pelas estradas; dança com ele quando se manifestam, juntos numa festa; leva uma espada na mão e pode vestir-se de cor de rosa.

A mais jovem de todas com instinto guerreiro, confundindo-se muitas vezes com IANSÃ.

Dona dos objetos cortantes, sendo dona da navalha. Esta fase de Osún tem duplo caminho, sendo que uma tem fase Oyá e a fase Ogún. Quando vem na fase Ogún é aconselhável oferecer nas obrigações de sete em diante um Odá (bode castrado).

É muito guerreira e veste-se com o rosa-claro ou o azul-claro.

 Os mais antigos do candomblé dizem que Oxum Apara é a verdadeira esposa de Ogum Wári, uma qualidade de Ogum que vive nas águas.

É a Oxum Apara quem dá a visão no jogo e tem uma relação com Exu.

Como as outras Oxuns, essa qualidade de Oxum não come cabra nos seus rituais e sim o odan, o bode capado.

 Oxun Apará é a poderosa guerreira que acompanha Ogun em suas campanhas, porta um sabre que manipula com força e destreza.

Esta Oxun tem fundamento com Yemanjá, de quem é filha e com quem costuma comer.

 

7- ÒSUN AJAGURA, outra òsun guerreira que leva espada, jovem, casada com Aganju, rival de Yasan. Representa um tipo semelhante a Apará; Apara parece, porém mais agressiva, e Ajugura mais orgulhosa.

8- YEYE OGA é uma òsun velha e rabugenta (enquizilada)

9- YEYE KARÊ ou ACARÊ. Guerreira, sua arma é um ofá (arco e flecha). Muito bonita, jovem, autoritária e agressiva. Tem fundamentos com Oxossi.

10- YEYE OKE é, provavelmente, a mesma que Yeye Loke, tipo muito guerreiro.

 11-YEYE ONIRA. Guerreira. (Na maioria dos Candomblés se referem a Onira como qualidade de Oyá - mas dizem que na África tinha seu próprio culto em separado).

 12 -YEYE OLOKO ou LOKE . Apresenta-se como caçadora, também é muito guerreira. Vive no interior das matas ou florestas e é associada as Iyami. Veste amarelo-ouro e usa ofá, traz ainda uma espada e o abebê. Come com Oxossi e Ewá somente a caça.

 13 - YEYE PONDÁ ou YPONDA. É também uma òsun Guerreira, casada com Òsòsi Iboalama, mãe de Logun Edé . Yeye Pondá é a verdadeira òsun ijesa que veio de Ijesa ou de Ipondá Vive no mato com o marido, leva uma espada e veste-se de amarelo ouro. E desconfiada, astuta, observadora, intuitiva.

 14- ÒSUN Ê WUJ Í é uma òsun maternal e generosa, saudada no pàdé.

 15 -YEYE LOKU ou PÒPÓLÓKUN (que não desce sobre a cabeça de suas filhas), é cultuada em lagoas de águas profundas, onde estabelece a sua residência.

 16- YEYE ODO é a òsun das fontes, das nascentes (Òsun dos perdões); talvez seja a mesma que íyá mi Odo ou Iya Nodo, um tipo Yemánjá.

 

E ainda são citadas as seguintes:

-Yeye Merin ou Iberin . Feminina, coquete e muito elegante. Aspecto maduro da orisá, nessa forma não desce nas cabeças.

-Yeye Àyálá ou Ìyánlá (a avó, que foi mulher de Ogum ). Esta OSUN além de sua ligação com Ogun Alagbede tem sérios fundamentos com Egun. Também tem ligação com as bruxas.

- Yeye Ipetu, a guardiã dos segredos insondáveis, deve ser Oya Petu. Sobre esta OSUN pouco se sabe e nada se fala. A simples pronúncia de seu nome é revestida de muito respeito e considerada quase como um tabu. É cultuada na lagoa e não sobe à cabeça das pessoas.

 

******"EM CUBA HÁ 28 QUALIDADES DE OXUM."*****

 

QUALIDADES (CAMINHOS) DE OXUM- ANGOLA

1) ABAE OU MABE : Tem ligação com Yemanjá.

2) ABALU OU ABALO - A mais velha de todas, bem idosa. Tem numerosos filhos e netos. É severa e autoritária. Usa o azul-claro e é a verdadeira dona do leque e sempre se apresenta com ele. Come com Yemanjá no rio ou na lagoa. Carrega Ogum e uma Iansã. Tem ligação com Omulu e Oxossi.

 

3) ABOMI ou OMI, ou OMIN  ou LOMIN: Um dos nomes ou qualidades de Oxum que significa 'Senhora da água'. Suas filhas têm o direito de usar o Jogo de Adivinhação com até 16 búzios. Não tem ligação com os demais Orixás. Ligação com a Angola e seu jogo de búzios. É considerada uma das mais velhas, devido ao longo tempo de culto.

 

4) ABOTÔ  ou YABOTO  ou Boto ou Oxogbo ou Ogbo: Aspecto maduro da orisá. Feminina e coquete. Muito bonita e vaidosa. Relacionada ao parto e ao nascimento, ajuda as mulheres a terem filhos. É a origem de Oxum. Seu culto é realizado nas nascentes dos rios. É a Oxum das nascentes e dos encontros das águas doces e salgadas. Veste amarelo-ouro e azul-claro. Ela deu origem ao nome da cidade de Osogbo. Tem fundamentos com Yemanjá e Oxalá. Geralmente seus filhos são Àbìkús. Dizem ser feita no lugar de Ifá, apesar de vermos que muitos fazem no lugar de Ifá o assento de Oxum Abomi.

 

5) AFENIR fenir e MILEYÓ : Sem referencias. ..

 

6) AJAGURA ou AJAGIRA : Jovem e guerreira. Pertence à nação nagô - Oyo, Pernambuco.

 

7) AKIDÃ : Tem ligação com Obaluaiê.

 

8) ÀYÀLÁ ou Ìyánlá ou Ayla ou Yala: É a avó das Oxum. Muito poderosa e guerreira. Veste o amarelo e o azul-claro. Come com Ogum. Mora nas matas e tem caminhos com Obaluaiê. Àyàlá, que também foi esposa de Ògún Alagbdé e é conhecida como a "avó" que tocava música num fole para fazer dançar Egúngún, mantém estreita ligação com as lyámi (nossas mães queridas, as famosas feiticeiras) .

 

9) AZIRI : Vodun correspondente aos Orixás Yemanjá e Oxum no Candomblé da Nação Jêje do Rio. Na Casa Grande de Minas no Maranhão é masculino pertencente à família da terra do Ewe Aziri, nome do pântano do Dahomey na África.

 

10) DEUÍ  ou Dewá ou Ideuá: Tem ligação com Ogum. Talvez nome tirados de canções…

 

11) IABOMIN  ou Iaokin ou Labomi ou Kitolomin ou Demin: parece-nos ligadas a Angola. Não tem ligação com os demais orixás.

 

12) IBERIN ou Merin: Feminina, coquete e muito elegante. Aspecto maduro da orisá, nessa forma não desce nas cabeças.

 

13) IKOLE : Seu mito a liga a Iemanjá e Ode Erinlé. Transformou- se numa ave.

 

14) IJIMU  ou Jumun ou Ygemum: É a senhora da fecundidade e do feitiço, é a velha e vira bruxa na beira do rio. Veste azul e rosa-claro. Come com Oxalá e Omolu. Não come bicho-fêmea, exceto pata. Aspecto idoso e dado às feitiçarias tem estreita ligação com Ìyámi Eleye. A Rainha e mãe de todas as Oxum.

 

15) KARÊ  ou Acarê: Muito Guerreira, mas sua arma é um ofá (arco e flecha). Muito bonita, jovem, autoritária e agressiva. Veste saia branca com forro amarelo-claro. Tem fundamentos com Oxossi. Acompanha Yemanjá e Oxalá. Come na lagoa e no encontro das águas salgadas com as doces. É manca da perna esquerda e só come bichos-fêmeas. Kare é um de seus títulos, na verdade Kare tem seu próprio nome que poucos conhecem. Tem ligação com Oyá.

 

16) KISSIMBE i ou hamba de Angola. Antigo nome correspondente a Oxum entre os negros angolanos e congos no Brasil.

 

17) LOBÁ -GUERÊ ou Gueré: Oxum velha que dirige os trabalhos do qual o auxiliar é o Exu Laboré Fumen. Gueré quer dizer docemente ou alegremente. Tem ligação com Xangô.18) Lokun ou Pòpòlókun ou Potolokun: Conta os antigos que não vem mais. Será? É cultuada nas lagoas.

 

18) MIWA : Cultuada especialmente no 'Asé Ilê Opô Afonjá'. Não é propriamente uma qualidade, e sim o nome de um Orixá. Mi = diferente e Wá = ser => Ser Diferente.

 

19) NINSIN i: Tem ligação com Nanã.

 

20) ODÓ : É a Mãe das Ancestres. É muito parecida com Yemanjá. Veste branco e azul. Come com Oxalá e Yemanjá. Senhora dos perdões. Nas nascentes dos rios reside Yèyé Odó.

 

21) OGA ou Oja: Enquizilada e briguenta; outra Òsun velha é Yéyé Ogá.

 

22) ÔKÊ  ou Loke ou Oloko ou Lê iê Oke ou Eoquê: Apresenta-se como caçadora, mais também é muito guerreira. Vive no interior das matas ou florestas e é associada as Iyami. Veste amarelo-ouro e usa ofá, traz ainda uma espada e o abebê. Come com Oxossi e Ewá somente a caça. Foi esposa do mais velho Oxossi que existe e criou os filhos que lansã teve com seu marido, aliás, só permitia que Oyá tratasse de seus filhos quando eles adoeciam.

 

23) OMINIMBU  ou Minibu: Epíteto da Osun. Tem ligação com Oyá. Carrega os apetebis.

 

24) ONIRA : Guerreira. (Na maioria dos Candomblés se referem a Oyá com essa qualidade - mas dizem que na África tinha seu próprio culto em separado, dessas Iabas).

 

25) PETU ou Ipetu: Aspecto maduro da orisá. É guerreira também. Cultuada nas Lagoas. Dizem não incorporar mais.

 

26) PONDA  ou Ypondá ou Pandá: Esposa de Oxossi Ibualama. Porta um leque. É Mãe de Logun-Edé e com sua espada guerreia bravamente. Vive no mato com seu marido. Veste amarelo-ouro e azul-claro na barra da saia. Relacionada ao fogo e aos cemitérios, tem ligação com Egun. A pata é a sua maior quizila, seu bicho de fundamento é a tartaruga. É uma jovem da cidade de Iponda. Tem ligação com Ogum, Oyá, Oxossi e Oxaguiã. Come com Iyemonjá e Oxalá. Alguns dizem ser companheira de Omulu, muito feiticeira tendo ligação com o fogo.

 

27) YONI  ou Vinsi: Tem ligação com Ogum.

 

28) TIMIi: Tem ligação com Xangô.

 

Oxum na Umbanda

CABOCLAS DE OXUM NA UMBANDA

Cabocla da Cachoeira, Cabocla Assucena, Cabocla Yara, Cabocla do Rio, Cabocla do Sol, Cabocla Irani, Cabocla Saçuena,  Inauê, Imaiá,Cabocla Igapira, Cabocla dos Lírios, Cabocla Jupira, Cabocla Jaci, Cabocla Iracema, Cabocla Iraí, Cabocla Iaciara, Cabocla Ibotira




  Mais notícias da seção Espiritual no caderno Mundo invisível
25/10/2018 - Espiritual - Secretaria de uma casa de Umbanda
Algumas dicas de coisas importantes a serem observadas em uma administração de uma casa espírita...
24/10/2018 - Espiritual - Transtornos evasivos do comportamento
O comportamento humano é repleto de nuances que envolvem a estabilidade emocional, espiritual e regras sociais...
18/09/2018 - Espiritual - Caboclo na umbanda
Pesquisa de internet / wikipédia...
03/09/2018 - Espiritual - Cachoeira de Sango.
Xangô, Sango... é o deus do fogo. A ira de Deus....
30/08/2018 - Espiritual - Ritual e suas regras na Casa de Santo
Conjunto das regras a observar; etiqueta, praxe, protocolo são pontos a serem observados sempre que planejamos um evento ritualístico. Um ritual acontece em concomitância de sujeitos, tempo e espaço. Necessita, também, de objetivos, procedimentos, técnicas, instrumentos, objetos......
09/08/2018 - Espiritual - ORAÇÃO DE DESOBSESSÃO
UMA ORAÇÃO é sempre uma súplica, pedido dirigido a Deus, a santo, a uma divindade; reza,prédica, sermão, pregação....
09/08/2018 - Espiritual - Obsessores
Obsessor é todo aquele que importuna, incomoda de forma intensa. É de forma genérica um ladrão de energias... uma pessoa ou espirito que não aceita a felicidade ou modo de vida do outro....
02/08/2018 - Espiritual - O dia de hoje. Gira festiva.
Todos os meses, nas casas de santo, sejam de umbanda ou candomblé há algo a ser comemorado.......
05/07/2018 - Espiritual - Limpeza e ebós de descarrego
Há diversos tipos de ebós utilizados na Umbanda , Candomblé.e seitas de raízes Afrodescendentes. O termo ebó tem pelo menos o significados prático é quando usado para denominar um processo de limpeza, chamado também de sacudimento por muitos. O ebó é um sacrifício ou oferenda......
26/06/2018 - Espiritual - A Fogueira de Xango
Pesquisa de InternetXangô, é um dos Orixas mais respeitados, tendo sua linha de energia bem definida. É o primeiro Deus Iorubano, por assim dizer, que pisou em terras brasileiras....
29/05/2018 - Espiritual - Corpus Christi
O corpo de Cristo....
25/05/2018 - Espiritual - São João
Ao designar Cristo como "o Cordeiro de Deus", João inspirou muitos dos seus seguidores a seguir Cristo. Segundo o Novo Testamento João é o último dos profetas e o precursor do Messias. Todos os anos, no dia 24 de Junho celebra-se a festa do seu nascimento; a sua decapitação terá ocorrido dia 29/06....
25/05/2018 - Espiritual - São Pedro
São Pedro. Pedro nasceu com o nome de Simão, em Betsaida, na Galileia, e era irmão de André, que também se tornou apóstolo. Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. ... Depois de convertido, desempenhou um papel importante entre os apóstolos e testemunhou milagres....
25/05/2018 - Espiritual - Santo Antonio
Um Santo que é conhecido por ser protetor da família. Ganhou fama de ser casamenteiro.(Internet)...
24/05/2018 - Espiritual - Santa Sarah
WikipédiaSanta Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos).O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como "princesa" e outras "senhora". Já o epíteto Kali deve significar "negra", da língua ...
09/05/2018 - Espiritual - A toalha do gongá
A importância da harmonia de todos os elementos do gonga na umbanda.Este pano branco, este manto santo, é a paz de Oxalá.Representa tanto, que é capaz de curar... respeita esta toalha, porque a fé não falha para quem sabe rezar....
04/05/2018 - Espiritual - As diversas inserções de outras religiões no sincretismo da umbanda
A Igreja católica, o candomblé e rituais de outras culturas de diversos países, de certa forma influenciaram e modernizaram a umbanda....
02/05/2018 - Espiritual - Energia de Preto Velho
Um pouco mais de religiosidade cristã na visão do sincretismo dos negros escravos africanos no Brasil...
31/03/2018 - Espiritual - Ritual de cada casa de umbanda
Cada Terreiro terá sempre sua raiz e forma de proceder em suas inicializações....
31/03/2018 - Espiritual - O Altar na casa de Umbanda - Gongá
Significado de gongá. O que é gongá: Altar; local do templo onde ficam as imagens do santos e orixás em uma casa de religião afro-brasileira (candomblé, umbanda...); local da direção onde se bate cabeça para o santo....
08/03/2018 - Espiritual - Rito de uma casa de umbanda
Umbanda nos dias de hoje.Textos de internetwikipédia...
02/02/2018 - Espiritual - Batismo
O batismo nas águas é uma referência ao Cristianismo. Um momento de humildade onde Jesus escolhe João Batista para celebrar seu compromisso com a fe....
31/01/2018 - Espiritual - Elevação do estado de espírito.
As diferentes sensações e formas de elevação do estado emocional e do espírito.wiki pédia...
23/01/2018 - Espiritual - O sacerdócio espiritual, motivos...
As vezes não compreendemos a missão escrita pelo destino de nossos ancestrais e nossa herança.Pesquisa wiki...
23/01/2018 - Espiritual - Igba Ori
Uma lenda e uma explicação.Wiki - Pesquisa...
17/01/2018 - Espiritual - A proteção e cuidados como Carnaval
Este texto tem haver com os preceitos e ritos em destaque no período de carnaval, principalmente para o povo de Axé....
16/01/2018 - Espiritual - Pedir licença - O ato.
O ato de pedir licença antes de se iniciar qualquer trabalho ou cerimônia espiritual....
16/01/2018 - Espiritual - Pedir Licença...
Antes de realizarmos qualquer ato litúrgico dentro ou fora de nossa casa, devemos pedir licença aos guardiões de nossa aldeia....
12/01/2018 - Espiritual - Ponto Riscado, Cantado e Consagrado
A firmeza de uma entidade...



Capa |  Ciências  |  Curiosidades  |  Direito e deveres  |  Esportes  |  Famosos na Web TV  |  Fatos marcantes  |  Leitura  |  Moral e ética  |  Mundo invisível  |  Natureza  |  Nota do autor  |  POESIA  |  Polêmico  |  Reflexão
Busca em

  
265 Notícias