| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Divulgação de sites e eventos
Desde: 27/01/2009      Publicadas: 249      Atualização: 29/05/2018

Capa |  Ciências  |  Curiosidades  |  Direito e deveres  |  Esportes  |  Fatos marcantes  |  Leitura  |  Moral e ética  |  Mundo invisível  |  Natureza  |  Nota do autor  |  POESIA  |  Polêmico  |  Reflexão


 Mundo invisível

  21/11/2017
  0 comentário(s)


Organização administrativa e espiritual de um Terreiro de Umbanda.

Umbanda / candomblé

 

Organização administrativa de um Terreiro de Umbanda.

Dentro dos terreiros de Umbanda existe organização e disciplina.

Fator fundamental para o bom desempenho das atividades assumidas no calendário da casa.

Devemos separar os cargos administrativos dos cargos espirituais. Em ambos os casos os compromissos são a base do funcionamento harmônico da casa. Pois há tarefas e metas a serem desenvolvidas e a participação de todos ajuda no bom resultado.

Iniciamos com o comando maior, ou seja o presidente ou comandante dos trabalhos da casa. Cargo este destinado a Mãe de Santo ou Ialorixá.

 Mãe de Santo : Esta figura é a responsável espiritual por tudo que acontecer dentro da gira (antes, durante e depois). Cabe a função de cuidar e zelar da vida espiritual dos membros e médiuns do terreiro, orientar e dirigir os trabalhos abertos e fechados ao público. São os responsáveis por fazer cumprir as diretrizes estabelecidas pelo Astral, para o Terreiro. Porém também pela parte organizacional e administrativa do Terreiro. Como por exemplo o pagamento de contas e distribuição de responsabilidades.

Pai Pequeno e Mãe Pequena - É a segunda pessoa dentro de um Terreiro de Umbanda. deve cuidar dos Orixás, fazendo as firmezas do terreiro e cuidar da coroa de cada um que foi entregue a ele por confiança. É quem cuida da coordenação de todo o trabalho para que os mesmos não tenham problemas observando tudo ao seu redor. Têm como função auxiliar a Ialorixá em todos os trabalhos. E em outras funções específicas do ritual. É quem verifica a arrumação ritualistica da casa. Providencia a lista de material espiritual e também do uso do dia, como por exemplo os artigos de limpeza ou de cozinha. É uma figura chave, pois devido ao seu trato direto com os membros da casa é capaz de orientar com antecedencia os procedimentos do dia ritualistico. É uma pessoa conciliadora sempre.

 

Mestre Curimbeiro ou Cerimonialista – É quem prepara o xirê/ordem das cantigas da sessão e faz as devidas apresentações dos convidados e da uma atenção especial à assistência. Faz o relato de avisos e comunicados. Tem um caderno de apoio e agenda.

 

Cozinha de Santo – Nos rituais há uma pessoa própria para o preparo das comidas de santo. Ela sabe qual os utensilios e mantimentos a serem usados em cada ritual.

 

Cozinha / Cantina – Neste caso é uma pessoa que tem a habilidade de manter a copa e a cozinha devidamente organizada, preparando os lanches,  refeições ou comidas a serem servidas para os convidados.

 

Portão / Exú – Pessoa que entende da importância de tratar a casa dos guardiões e de ogum. Zelando por sua limpeza e mantendo as velas e bebidas dentro das orientações espirituais ou da instrução da Ialorijá.

 Defumador – Pessoa que irá fazer a limpeza espiritual do terreiro, cruzando e seguindo o rito conforme orientado. Defumação é a firmeza de cada integrante da corrente de faz extremamente necessária nessa hora, pois é ai que toda a negatividade que possa haver se imiscuído dentre a corrente será varrida para fora do Templo, de modo que não possa interferir no perfeito fluxo da Gira. Porem, se os Médiuns não se mantiverem mentalmente firmes no propósito de bani-las, essas forças negativas poderão oferecer maior resistência e até permanecer entre a corrente, podendo atrapalhar assim aos rituais que se procederão

 Banhos e ervas – O ideal é que as águas sejam cuidadas por uma pessoa que tenha a calma e serenidade necessária, para esta tarefa. Ela deve saber o preparo das ervas e banhos. Responsável pelos porrões.

 Limpeza / Faxina – Um lugar limpo é sinal de harmonia. Um terreiro deve ser limpo antes e depois das sessões, e isto é tarefa de todos. Alguém deve cuidar da higiene dos banheiros e do salão, verificando se há material adequado para o zelo da casa. Pois é comum que haja sempre um lixo extraordinário, como por exemplo um copo que caia no chão. Lembrando que todo material usado deve ser  lavado e guardado. Verificar os aparelhos eletricos ligados. Descarte do lixo.

Secretaria – As datas e comemorações devem ser fixadas de forma que todos tenham conhecimento. A agenda da casa e a programação. Assim como as possíveis ausências de um ou outro membro, por motivo previsto com antecedencia.

 O Altar / Congá – Trata-se de um lugar sagrado que deve ter uma atenção especial e específica. A troca de águas, velas e a posição correta dos santos. Troca das toalhas e o possicionamneto das oferendas.

 Médium -Pessoa que pode servir de intermediário entre os Espíritos e os homens; aquele que em um grau qualquer sente a influência dos Espíritos . Médium é todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos, é, por esse fato, médium. Na Umbanda, esse desafio se torna ainda maior; pois lidamos com manifestações de Entidades nos mais variados graus de vibração. Todavia para cada fase do desenvolvimento espeiritual o médium deve ter a consciência de que isto é gradativo e de acordo com o preparo de cada um. Podendo levar tempo diferente entre uma pessoa e outra.

Cambonos - Auxiliar as Entidades no Terreiro é de uma importância muito grande para o desenvolvimento e aprendizado mediúnico, por isso, a orientação do Diretor de Terreiro é de que todos os médiuns exerçam a função, como forma de obter o aprimoramento dos seus conhecimentos.

Assistência – São as pessoas que chegam para assistir os trabalhos da casa. Para se consultar e as vezes podem receber entidades. Neste caso devendo ter uma supervisão constante de um médium da casa e depois ser levada à Mãe Pequena ou à Ialorixá.

As entidades da casa, tem uma hierarquia a ser seguida no que diz respeito às incorporações e trabalhos autorizados ou não, dependendo do grau de desenvolvimento do filho de santo ou médium.

Chamando os Guias.
Esse é o momento que compõe a essência básica de todos os rituais que o antecederam. É o momento em que os médiuns devem se dispor realmente à Caridade, em amor aos seus Guias e entregando-se a eles de forma que possam vir trabalhar e ajudar a si e aos que deles necessitam.

Exú - Devemos ter todo cuidado para evitar confundir um Exú evoluido e esclarecido, com outros que ainda estão em desenvolvimento e ainda possuem um grau de rebeldia. Devemos ofertar uma vela para seu desenvolviemnto e evolução.

Caboclos - Boiadeiro e Preto Velho - Há uma hierarquia na chegada e subida.Sendo entidades já conhecidas da casa, que possuem um trabalho de desenvolvimento podem fazer uso de suas ferramentas ou acessorios comum como coité, vela, charuto, cachimbo e toalhas. Porém sempre devemos ter cuidado com médiuns iniciantes para estes não se machucarem ou cairem no ato da desencorporação. 

 Quando o Médium tiver qualquer dúvida sobre o seu desenvolvimento mediúnico, sobre o ritual ou sobre os trabalhos, deverá esclarecer preferencialmente com o seu Pai ou Mãe-de-Santo ou com algum dos demais integrantes da hierarquia.

Em alguns casos deve se observar 

Ocorrências negativa com Médiuns, Dirigentes e Assistência

1ª Ocorrência: Advertência

2ª Ocorrência: Suspensão da Gira

3ª Ocorrência: Expulsão do Terreiro

Ocorrências Positiva com Médiuns, Dirigentes e Assistência

1ª Ocorrência: Elogio ou destaque para determinada ação de relevância

2ª Ocorrência: Convite para fazer parte do Terreiro ou Elevação de grau

3ª Ocorrência: Permissão para assumir uma responsabilidade específica, como por exemplo uma palestra oou aula.

Todos devem ficar atento as roupas adequadas para cada sessão. Bater cabeça.

O uniforme e as guias.

O médium que vier acompanhado de seus filhos menores aos trabalhos, deve ter uma pessoa responsável para que os mesmos não atrapalhem o bom andamento do culto. O mesmo procedimento estende-se á assistência.

Não puxar nenhum guia de consulente/assistencia  sem ter necessidade alguma;Não dar bebida, comida, cigarro, charuto, etc. sem autorização, para as entidades de médiuns que estão em desenvolvimento ou de consulente autorizado a incorporar.

Lembrando que nosso Terreiro é um Local, local onde Zeladora de Santo (Mãe espiritual), filhos, irmãos e simpatizantes, entra em comunhão com Deus Criador, com os Orixás e com os mentores espirituais. É Nesse solo sagrado que recebemos; doamos e principalmente aprendemos a Amar, Perdoar, resgatar, ajudar ao próximo, sem distinção de cor, condições sócias.

Existem  obrigações (iniciações) básicas que todo filho de Umbanda  deverá fazer:

 Vinculação : Juramento da umbanda. Regularmento interno da casa, estudo e desenvolvimento.

 Firmeza de anjo da guarda: guias, ponto riscado e/ou cantado e contas

 Exu : agrado e dialogo

 Cruzamento com pemba e limpeza com o defumador

 Sacudimento com folhas, banho ou conforme recomendado para cada caso.

 Amací de Oxalá na Praia, Cachoeira ou Mata 




  Mais notícias da seção Espiritual no caderno Mundo invisível
29/05/2018 - Espiritual - Corpus Christi
O corpo de Cristo....
25/05/2018 - Espiritual - São João
Ao designar Cristo como "o Cordeiro de Deus", João inspirou muitos dos seus seguidores a seguir Cristo. Segundo o Novo Testamento João é o último dos profetas e o precursor do Messias. Todos os anos, no dia 24 de Junho celebra-se a festa do seu nascimento; a sua decapitação terá ocorrido dia 29/06....
25/05/2018 - Espiritual - São Pedro
São Pedro. Pedro nasceu com o nome de Simão, em Betsaida, na Galileia, e era irmão de André, que também se tornou apóstolo. Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. ... Depois de convertido, desempenhou um papel importante entre os apóstolos e testemunhou milagres....
24/05/2018 - Espiritual - Santa Sarah
WikipédiaSanta Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos).O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como "princesa" e outras "senhora". Já o epíteto Kali deve significar "negra", da língua ...
09/05/2018 - Espiritual - A toalha do gongá
A importância da harmonia de todos os elementos do gonga na umbanda.Este pano branco, este manto santo, é a paz de Oxalá.Representa tanto, que é capaz de curar... respeita esta toalha, porque a fé não falha para quem sabe rezar....
04/05/2018 - Espiritual - As diversas inserções de outras religiões no sincretismo da umbanda
A Igreja católica, o candomblé e rituais de outras culturas de diversos países, de certa forma influenciaram e modernizaram a umbanda....
02/05/2018 - Espiritual - Energia de Preto Velho
Um pouco mais de religiosidade cristã na visão do sincretismo dos negros escravos africanos no Brasil...
31/03/2018 - Espiritual - Ritual de cada casa de umbanda
Cada Terreiro terá sempre sua raiz e forma de proceder em suas inicializações....
31/03/2018 - Espiritual - O Altar na casa de Umbanda - Gongá
Significado de gongá. O que é gongá: Altar; local do templo onde ficam as imagens do santos e orixás em uma casa de religião afro-brasileira (candomblé, umbanda...); local da direção onde se bate cabeça para o santo....
08/03/2018 - Espiritual - Rito de uma casa de umbanda
Umbanda nos dias de hoje.Textos de internetwikipédia...
02/02/2018 - Espiritual - Batismo
O batismo nas águas é uma referência ao Cristianismo. Um momento de humildade onde Jesus escolhe João Batista para celebrar seu compromisso com a fe....
31/01/2018 - Espiritual - Elevação do estado de espírito.
As diferentes sensações e formas de elevação do estado emocional e do espírito.wiki pédia...
23/01/2018 - Espiritual - O sacerdócio espiritual, motivos...
As vezes não compreendemos a missão escrita pelo destino de nossos ancestrais e nossa herança.Pesquisa wiki...
23/01/2018 - Espiritual - Igba Ori
Uma lenda e uma explicação.Wiki - Pesquisa...
17/01/2018 - Espiritual - A proteção e cuidados como Carnaval
Este texto tem haver com os preceitos e ritos em destaque no período de carnaval, principalmente para o povo de Axé....
16/01/2018 - Espiritual - Pedir licença - O ato.
O ato de pedir licença antes de se iniciar qualquer trabalho ou cerimônia espiritual....
16/01/2018 - Espiritual - Pedir Licença...
Antes de realizarmos qualquer ato litúrgico dentro ou fora de nossa casa, devemos pedir licença aos guardiões de nossa aldeia....
12/01/2018 - Espiritual - Ponto Riscado, Cantado e Consagrado
A firmeza de uma entidade...
12/01/2018 - Espiritual - Resumo das atividades de aprendizado e prática em uma casa de Umbanda
Durante algum período sinalizamos alguns pontos básicos da administração organizacional e espiritual de uma casa, templo ou tenda de umbanda. Com artigos de pesquisa sobre os ritos e oferendas....
10/01/2018 - Espiritual - Amacy na Umbanda
O preparo antes e durante o ritual de lavagem de cabeça.Rito na cachoeira....
03/01/2018 - Espiritual - Estatuto - Modelo
Sugestao de modelo de Estatuto sugerido por Federações...
03/01/2018 - Espiritual - Modelo de Regras Internas
Base de pesquisa ...
02/01/2018 - Espiritual - Rituais e atos importantes num templo
A necessidade de manter a ordem, união e a irmandade entre os membros...
21/12/2017 - Espiritual - As setes linhas de Umbanda
Um breve conceito sobre as setes energias principais da umbandaFonte : wikipédia.Sites de internet....
21/12/2017 - Espiritual - O dinheiro nosso de cada dia...
A razão e a proporção da fé e as nossas necessidades materiais...
19/12/2017 - Espiritual - Um novo axé.
Como nascem as raízes de uma seita ou religião?wikipédia - e outros...
14/12/2017 - Espiritual - Confraternizações, conflitos e conciliações.
Este é um tema um tanto quanto delicado por se tratar da base das relações humanas e seus interesses pessoais e coletivos.Créditos wikipédia e páginas de internet....
03/12/2017 - Espiritual - O cerimonial de indicação de cargos na umbanda
Alguns cargos são indicações por aptidão, necessidade, merecimento , afinidade ou a critério do zelador da casa....
28/11/2017 - Espiritual - Fluxograma, Organograma e Cronograma
Um pouco de noção administrativa nos templos, casas e terreiros...



Capa |  Ciências  |  Curiosidades  |  Direito e deveres  |  Esportes  |  Fatos marcantes  |  Leitura  |  Moral e ética  |  Mundo invisível  |  Natureza  |  Nota do autor  |  POESIA  |  Polêmico  |  Reflexão
Busca em

  
249 Notícias