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 Mundo invisível

  29/11/2018
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Festiva de encerramento de atividades na Praia

É um ato comum e essencial que no fim de ano os filhos de santos, adeptos da religião, sacerdotes e simpatizantes façam uma visita ao mar para agradecer e renovar os votos de fé nos orixás e entidades da Umbanda e do Candomblé.
Wikipédia

A vida começou no mar e no Continente Africano. No Brasil foi através do mar que chegaram os navios negreiros, trazendo os escravos e seus costumes culturais e religiosos. Entre as entidades da Umbanda e do Candomblé, temos o mar como fonte renovadora de energia e alimentos. Yemanjá é a dona e mãe da maioria das cabeças. É o Orixá mais popular e lembrado nas festas de fim de ano, quando os fiés fazem seus cultos externos, mmontando seus terreiros na orla marítima e levando flores e outras oferendas para obter suas graças.

O sal é o mineral mais puro que existe. A água do mar, que é naturalmente salgada, alia a energia da água, que representa a vida, e a do sal, que purifica tudo. Tomar um banho de mar faz-nos recuperar energias e restabelece o nosso equilíbrio. Uma das melhores formas de usar a energia poderosa e purificadora do mar é realizar um ritual de limpeza e purificação. Pisar nas areias da praia, na água do mar nos traz paz. Viva esta paz... Faça seus pedidos. Deixe ali suas mágoas e ressentimentos. Olhe pro infinito do horizonte e peça oportunidades.

Yemanjá, Raínha do Mar. É um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá” ou seja “Mãe cujos filhos são peixes.

Iemanjá
O seu nome na cultura popular brasileira Dona Janaína a Mãe d'água é associado por alguns autores a uma origem indígena
Yemanjá . Yemonjá . Yemọjá . Yemayá
Mãe dos peixes, divindade da fertilidade, maternidade e da água. Protetora das crianças e idosos. Padroeira dos pescadores.
abebé prateado, alfange, agadá(espada), obé (faca), peixe, couraça de guerra, adê (coroa com franjas de miçangas), idés(braceletes ou pulseiras de argola), pedras do mar e conchas
Nossa Senhora dos Navegantes, na Bahia
Nossa Senhora da Glória, no Rio de Janeiro
Nossa Senhora da Conceição, emSão Paulo
É reverenciada no Candomblé, Santeria, Umbanda,Xangô do Recife, Batuque, Xambá, Culto Tradicional de Ifá, Regla de Ocha, Omolokô, Terecô, Vodu haitiano e Vodu da Luisiana.

Iemanjá (Yemọjá na Nigéria, Yemayá em Cuba ou ainda Dona Janaína no Brasil; ver seção Nome e Epítetos) é o orixádo povo Egba, divindade da fertilidade originalmente associada aos rios e desembocaduras. Seu culto principal estabeleceu-se em Abeokuta após migrações forçadas, tomando como suporte o rio Ògùn de onde manifesta-se em qualquer outro corpo de água. Também é reverenciada em partes da América do Sul, Caribe e Estados Unidos. Sendo identificada no merindilogun pelos Odus IrosunOssá e Ogunda, é representada materialmente pelo assentamento sagrado denominado Igba Iemanjá. Manifesta-se em iniciados em seus mistérios (eleguns) através de possessão ou transe.

"representa o poder progenitor feminino; é ela que nos faz nascer, divindade que é maternidade universal, a Mãe do Mundo".

No Brasil considerado o orixá mais popular festejado com festas públicas, desenvolveu profunda influência na cultura popular, música, literatura e na religião, adquirindo progressivamente uma identidade consolidada pelo Novo Mundoconforme pode ser observado em suas representações nos mais diversos âmbitos que em sua imagem reuniram as "três raças". Figura na Dona Janaína uma personalidade à parte, sedutora, sereia dos mares nordestinos, com cultos populares simbólicos e acessíveis que muitas vezes não expressam necessariamente uma liturgia. Nessa visão, segundo T. Bernardo Iemanjá "(...)é mãe e esposa. Ela ama os homens do mar e os protege. Mas quando os deseja, ela os mata e torna-os seus esposos no fundo do mar".

Apesar de, no Brasil,  Yemanjá ser cultuada nas águas salgadas, a sua origem é de um rio que corre para o mar. Inclusive, todas as suas saudações, orikís e cantigas remetem a essa origem, Odó Iyà por exemplo, significa mãe do rio, já a saudação Erù Iyà faz alusão às espumas formadas do encontro das águas do rio com as águas do mar, sendo esse um dos locais de culto a Yemanjá

Quando realizamos um evento fora do Terreiro ou Casa de Santo, devemos estar em harmonia total com o ambiente sagrado. No caso da Praia, devemos lembrar que o Mar é uma calunga maior, pois muitos morreram no mar. Yemanjá criou Omulú o senhor da Morte e das doenças. Desta forma podemos dizer que o mar é um local a ser respeitado, pois representa também nossos antepassados.

A reflexão é que por ser um local sagrado só devemos defumar os filhos de santo e visitantes. Pois o mar traz uma energia pura e renovadora, fazendo o local ser sempre puro.

Não devemos e nem podemos esquecer de louvar Yemanjá, mas antes, o guardião do local e pedir licença. E saldar Ogum, Inhasã e Omulú,  trazendo o axé dos Pretos Velhos. E terminar com as Crianças e Oxalá.




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