| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Divulgação de sites e eventos
Desde: 27/01/2009      Publicadas: 262      Atualização: 18/09/2018

Capa |  Ciências  |  Curiosidades  |  Direito e deveres  |  Esportes  |  Famosos na Web TV  |  Fatos marcantes  |  Leitura  |  Moral e ética  |  Mundo invisível  |  Natureza  |  Nota do autor  |  POESIA  |  Polêmico  |  Reflexão


 Mundo invisível

  03/09/2018
  0 comentário(s)


Cachoeira de Sango.

Xangô, Sango... é o deus do fogo. A ira de Deus.

Fogo, trovões e raios.  Xangô é um Orixá másculo, viril, agressivo, violento e justo. Ele atua em questões relacionadas à justiça kármica, aquela que considera as ações das pessoas em todas as suas vidas e não somente nessa.

Antes de prosseguir é bom saber o que as palavras siginificam:

Macumba é uma variação genérica atribuída aos cultos afro-brasileiros, sincretizados com influências da religião católica, do ocultismo, de cultos ameríndios e do espiritismo. Na "árvore genealógica" das religiões afro-brasileiras, a macumba é uma ramificação do candomblé​.

Antes de ser associada a um tipo de religião, a palavra "macumba" descrevia um instrumento de percussão de origem africana, semelhante ao atual reco-reco. Um "macumbeiro" era o indivíduo que tocava este instrumento.

Ajayô é uma expressão africana que significa sopro de saudação a Oxalá. É frequentemente falada com o sentido semelhante à expressão "se Deus quiser" ou "tomara" e é usada para fazer uma saudação a alguém.

Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé. 

A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo

Axé na língua iorubá, significa poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa.

Qualidades de Xangô

Alufan Veste branco e suas ferramentas são prateadas
Alafim É representado como o dono do palácio real. É governante de Oyó e exibe características de Oxalá e Oxaguian
Afonjá Conta a lenda que Oyá enviou por Obatalá um talismã mágico que é capaz de matar seus inimigos com um raio. Essa qualidade do orixá se alimenta com a mãe Iemanjá. Xangô Afonjá esta sempre em disputa com Ogsputa e um dos mitos relata que Afonjá e Ogum sempre lutavam entre si seja por uma disputa ao amor da mãe, Iemanjá, ou também pela competição de suas mulheres: Oyá, Oxum e Obá.
Aganju Esse nome significa terra firme. Tem perna de pau e é casado com Iemanjá sendo o mais novo filho de Oranian. Essa versão de Xangô é a mais cruel pois ele leva o coração do inimigo na ponta da lança. Dizem que ele é amaldiçoado por ter matado e comido a própria mãe.
Agogo / Agodo / Ogodo Essa versão de Xangô é ruim e gosta de dar ordens e ser obedecido. Segundo a lenda foi ele o responsável por raptar Obá. Ele come com sua mãe, Iemanjá e nessa versão ele aparece com dois machados (conhecidos como Oxês). Ele lança raios e fogo sobre seu próprio destino e o destrói.
Baru Esse orixá veste-se de marrom e branco. De acordo com o mito Xangô recebe de Oxalá um cavalo branco como presente. Após a prisão de Oxalá em um calabouço no seu palácio, Xangô Baru, pediu para que todos se vestissem de branco e pedissem perdão ao Orixá da criação restabelecendo a paz em toda a Terra.
Bade É um jovem vodum da família. Corresponde ao Xangô jovem dos nagôs. É o irmão de Loko e usa roupas azuis com faixas atadas atrás das vestes.
Jakuta É aquele que atira as pedras. É a encarnação dos raios e trovões. De acordo com o mito ele foi atacado por guerreiros de povos distantes em um dia que seus súditos descansavam e dançavam ao som dos tambores. Depois de muitas mortes Jacutá conseguiu escapar com seus conselheiros de onde pode observar o sofrimento do seu povo. Então o rei chamou sua mulher Iansã que levou com suas tempestades os raios de seu rei. Os raios de Iansã caíram e afugentaram os invasores .
Koso ou Obacossô De acordo com a história depois de passar por uma cidade chamada tapas Xangô se refugiou em uma cidade chamada Kossô mas se suicidou por ter suicidado seu povo. No momento de sua morte Iansã chegou ao Orum e pediu a Olodumare que o transformasse em um Orixá.
Oranifé Essa versão de Xangô é impiedosa e é muito conhecido como sendo de temperamento difícil viril e não designar a seus filhos perdão.
Airá Intile Esse é o filho de rebelde de Obatalá. Airá tinha sempre colares de contas vermelhas e brancas feitas por Obatalá para que toda a terra soubesse que ele era seu filho.
Airá Igbonam (Agoynham ou Ibonã) O pai do fogo para o qual dança-se, canta-se sobre brasas escaldantes de fogueiras.
Airá Mofe, Osi ou Adjaos Companheiro de Oxaguiã. Os Airá seriam sempre muito velhos, vestidos de branco e usando contas azuis em vez de corais vermelhos.

Oferenda para Xangô

IMPORTANTE: toda oferenda deve ser orientada por alguém responsável do Candomblé ou Umbanda, cada Orixá possui suas peculiaridades que devem ser respeitadas e guiadas por quem os conhecem após anos de prática na religião.

O Amalá de Xangô é a comida típica oferecida ao Orixá.

XANGÔ UMBANDA:

Ele é o orixá da sabedoria, da justiça, da política. Seu poder é representado pela balança, simbolizando o equilíbrio do julgamento. A representação de Xangô muitas vezes é feita com um machado de dois gumes, que representa a força da justiça que corta para os dois lados, representando a neutralidade do equilíbrio. Quem invoca a justiça de Xangô deve ter em mente que também será julgado, e se estiver devendo à justiça divina, também terá que pagar.

Xangô é uma entidade (Orixá) bastante cultuada pelas religiões afro-brasileiras, sendo considerado deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais.

Comparado com outras divindades, Xangô seria o equivalente à Zeus, para os gregos, Tupã, para os Tupi-Guarani, Júpiter, na mitologia romana, ou Odin, para os escandinavos.

 

Caboclos da linha de Xangô: Caboclo Quebra-Pedra, Caboclo Treme-Terra, Caboclo Pedra Roxa, Caboclo Pedra Preta, Caboclo Pedra Branca, Caboclo Arranca-Toco, Caboclo Quebra-Machado, Caboclo Justiceiro, Caboclo Trovoada, Caboclo Ribanceira, Caboclo Machada de Ouro, Caboclo Cachoeira, Caboclo Pedreira, etc. Existem poucas caboclas atuando na Linha de Xangô, pois antigamente, a chefia e a pajelança eram assumidas unicamente por homens.

 




  Mais notícias da seção Espiritual no caderno Mundo invisível
18/09/2018 - Espiritual - Caboclo na umbanda
Pesquisa de internet / wikipédia...
30/08/2018 - Espiritual - Oxum
Pesquisa de Internet - Wikipédia e outros...
30/08/2018 - Espiritual - Ritual e suas regras na Casa de Santo
Conjunto das regras a observar; etiqueta, praxe, protocolo são pontos a serem observados sempre que planejamos um evento ritualístico. Um ritual acontece em concomitância de sujeitos, tempo e espaço. Necessita, também, de objetivos, procedimentos, técnicas, instrumentos, objetos......
09/08/2018 - Espiritual - ORAÇÃO DE DESOBSESSÃO
UMA ORAÇÃO é sempre uma súplica, pedido dirigido a Deus, a santo, a uma divindade; reza,prédica, sermão, pregação....
09/08/2018 - Espiritual - Obsessores
Obsessor é todo aquele que importuna, incomoda de forma intensa. É de forma genérica um ladrão de energias... uma pessoa ou espirito que não aceita a felicidade ou modo de vida do outro....
02/08/2018 - Espiritual - O dia de hoje. Gira festiva.
Todos os meses, nas casas de santo, sejam de umbanda ou candomblé há algo a ser comemorado.......
05/07/2018 - Espiritual - Limpeza e ebós de descarrego
Há diversos tipos de ebós utilizados na Umbanda , Candomblé.e seitas de raízes Afrodescendentes. O termo ebó tem pelo menos o significados prático é quando usado para denominar um processo de limpeza, chamado também de sacudimento por muitos. O ebó é um sacrifício ou oferenda......
26/06/2018 - Espiritual - A Fogueira de Xango
Pesquisa de InternetXangô, é um dos Orixas mais respeitados, tendo sua linha de energia bem definida. É o primeiro Deus Iorubano, por assim dizer, que pisou em terras brasileiras....
29/05/2018 - Espiritual - Corpus Christi
O corpo de Cristo....
25/05/2018 - Espiritual - São João
Ao designar Cristo como "o Cordeiro de Deus", João inspirou muitos dos seus seguidores a seguir Cristo. Segundo o Novo Testamento João é o último dos profetas e o precursor do Messias. Todos os anos, no dia 24 de Junho celebra-se a festa do seu nascimento; a sua decapitação terá ocorrido dia 29/06....
25/05/2018 - Espiritual - São Pedro
São Pedro. Pedro nasceu com o nome de Simão, em Betsaida, na Galileia, e era irmão de André, que também se tornou apóstolo. Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. ... Depois de convertido, desempenhou um papel importante entre os apóstolos e testemunhou milagres....
25/05/2018 - Espiritual - Santo Antonio
Um Santo que é conhecido por ser protetor da família. Ganhou fama de ser casamenteiro.(Internet)...
24/05/2018 - Espiritual - Santa Sarah
WikipédiaSanta Sara Kali é a padroeira dos roma (ciganos).O seu nome, tal como o de Sara no Antigo Testamento, pode ser um nome hebraico que indica uma mulher de alta sociedade, que algumas vezes é traduzido como "princesa" e outras "senhora". Já o epíteto Kali deve significar "negra", da língua ...
09/05/2018 - Espiritual - A toalha do gongá
A importância da harmonia de todos os elementos do gonga na umbanda.Este pano branco, este manto santo, é a paz de Oxalá.Representa tanto, que é capaz de curar... respeita esta toalha, porque a fé não falha para quem sabe rezar....
04/05/2018 - Espiritual - As diversas inserções de outras religiões no sincretismo da umbanda
A Igreja católica, o candomblé e rituais de outras culturas de diversos países, de certa forma influenciaram e modernizaram a umbanda....
02/05/2018 - Espiritual - Energia de Preto Velho
Um pouco mais de religiosidade cristã na visão do sincretismo dos negros escravos africanos no Brasil...
31/03/2018 - Espiritual - Ritual de cada casa de umbanda
Cada Terreiro terá sempre sua raiz e forma de proceder em suas inicializações....
31/03/2018 - Espiritual - O Altar na casa de Umbanda - Gongá
Significado de gongá. O que é gongá: Altar; local do templo onde ficam as imagens do santos e orixás em uma casa de religião afro-brasileira (candomblé, umbanda...); local da direção onde se bate cabeça para o santo....
08/03/2018 - Espiritual - Rito de uma casa de umbanda
Umbanda nos dias de hoje.Textos de internetwikipédia...
02/02/2018 - Espiritual - Batismo
O batismo nas águas é uma referência ao Cristianismo. Um momento de humildade onde Jesus escolhe João Batista para celebrar seu compromisso com a fe....
31/01/2018 - Espiritual - Elevação do estado de espírito.
As diferentes sensações e formas de elevação do estado emocional e do espírito.wiki pédia...
23/01/2018 - Espiritual - O sacerdócio espiritual, motivos...
As vezes não compreendemos a missão escrita pelo destino de nossos ancestrais e nossa herança.Pesquisa wiki...
23/01/2018 - Espiritual - Igba Ori
Uma lenda e uma explicação.Wiki - Pesquisa...
17/01/2018 - Espiritual - A proteção e cuidados como Carnaval
Este texto tem haver com os preceitos e ritos em destaque no período de carnaval, principalmente para o povo de Axé....
16/01/2018 - Espiritual - Pedir licença - O ato.
O ato de pedir licença antes de se iniciar qualquer trabalho ou cerimônia espiritual....
16/01/2018 - Espiritual - Pedir Licença...
Antes de realizarmos qualquer ato litúrgico dentro ou fora de nossa casa, devemos pedir licença aos guardiões de nossa aldeia....
12/01/2018 - Espiritual - Ponto Riscado, Cantado e Consagrado
A firmeza de uma entidade...
12/01/2018 - Espiritual - Resumo das atividades de aprendizado e prática em uma casa de Umbanda
Durante algum período sinalizamos alguns pontos básicos da administração organizacional e espiritual de uma casa, templo ou tenda de umbanda. Com artigos de pesquisa sobre os ritos e oferendas....
10/01/2018 - Espiritual - Amacy na Umbanda
O preparo antes e durante o ritual de lavagem de cabeça.Rito na cachoeira....
03/01/2018 - Espiritual - Estatuto - Modelo
Sugestao de modelo de Estatuto sugerido por Federações...



Capa |  Ciências  |  Curiosidades  |  Direito e deveres  |  Esportes  |  Famosos na Web TV  |  Fatos marcantes  |  Leitura  |  Moral e ética  |  Mundo invisível  |  Natureza  |  Nota do autor  |  POESIA  |  Polêmico  |  Reflexão
Busca em

  
262 Notícias