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 Mundo invisível

  04/05/2018
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As diversas inserções de outras religiões no sincretismo da umbanda

A Igreja católica, o candomblé e rituais de outras culturas de diversos países, de certa forma influenciaram e modernizaram a umbanda.

A religião Umbanda nasceu no Brasil. É 100% brasileira e é originaria de uma miscigenação ou mistura de diversos conceitos de outras religiões e povos e já tem 100 anos de existência. Sua maior influencia é dos povos indigenas, católicos e africanos. Assim sendo, traz conteúdos interligados no seu sincretismo entre imagens e entidades, que viveram ou não em nosso rico folclore.

Assim como o candomblé, a umbanda também cultua os orixás. Mas os umbandistas representam essas divindades com imagens diferentes, além de cultuarem outros três espíritos, o preto velho, o caboclo e a pombagira – nenhum deles aparece no candomblé.

Dizem que em essência a Umbanda sempre existiu, sendo uma das primeiras religiões da humanidade. Embora não com este formato, mas com os mesmos príncipios de intuição e mediunidade.

 

  • Um deus único e onipresente, chamado Olorum ou Zambi.
  • Crença nas Divindades ou orixás
  • Crença na existência de Guias ou entidades espirituais
  • A imortalidade da alma
  • Crença nos antepassados
  • A reencarnação
  • O carma
  • Lei de causa e efeito 

 

A umbanda possue uma ritualistica forte de concentração mediúnica, danças, cantos, incensos, defumadores, banhos e incorporações de personagens que já viveram em nosso plano astral. Como índios ou negros africanos.

 

  • Umbanda tradicional: criada por Zélio Fernandino de Morais, se baseia nos princípios da caridade e da fraternidade. É fundamentada em três entidades iniciais que são os Caboclos, os Preto-Velhos e as Crianças. Esta vertente originalmente não é adepta das práticas africanas.
  • Umbanda de almas e angola: além da Umbanda tradicional, se utiliza de ritos africanos.
  • Umbanda branca ou Umbanda de mesa: voltada ao Espiritismo com doutrinas baseadas na conduta kardecista. Não trabalha diretamente com Exús, pombo-giras nem se utilizam de fumo, álcool, imagens e atabaques.
  • Umbanda de caboclo: tem influência da cultura indígena brasileira, trabalhando com Caboclos. Não trabalha com orixás.
  • Umbanda omolocô: do culto africanista aos orixás aos Guias e Linhas da Umbanda.
  • Umbanda esotérica: seu maior difusor foi W.W. da Matta e Silva (Mestre Yapacany), considerada como um conjunto de leis divinas.
  • Umbanda iniciática: derivada da Umbanda esotérica, foi fundada por Pai Rivas (Mestre Umbanda Yamunisiddha Arhapiagha), com influência Iniciática oriental,como uso de mantras indianos e do Sânscrito.
  • Umbanda popular
  • Umbanda de preto-velho
  • Umbanda traçada ou Umbandomblé

 

É como que os mistérios de culturas da índia, nomades ciganos, egito, arabes etc... enriqueçam a ritualistica, pois o Brasil é composto de uma vasta colonização de imigrantes. Somos inicialmente colonizados por europeus. Portugueses, italianos, alemãs, japoneses, sirios, arabes, e assim por diante chegando cubanos, argentinos, venezuelanos e todos os paises do mundo teem seus representantes por aqui. Junto com eles todo ritual e religiosidade de suas terras e culturas.

Hoje é possivel encontrar mestre e mentores incorporando os médiuns na umbanda e realizando seus trabalhos com verdadeira excelência e seriedade. Nada podemos dizer que possa denegrir esta forma de trabalho, pois a umbanda esta sempre em eterno movimento e evolução. Visto a inclusão de exús, ciganos e médicos mentores...

 

Os orixás africanos são os guias espirituais da religião , são entidades e as forças da natureza, eles são protetores e padrinho das pessoas,  protegem e nos guiam, tendo seus filhos caracteristica de comportamento ou física de cada um em suas diversidades. Os filhos do Orixá são aqueles que nasceram sob o manto da vibração do Orixá, e somente através dos ritos da religião pode-se saber de qual Orixá cada um é filho. Basicamente, existem cinco orixás presentes em todas as correntes de Umbanda, que são: Oxalá, Xangô, Iemanjá, Ogum e Oxossi. Além desses, apresentaremos o perfil e história de mais quatro: Oxum, Iansã, Omulú e Nanã.

Algumas pessoas se tornam negativas e afastam o seu próprio anjo da guarda, devido ao excesso de reclamações, consumo excessivo de álcool ou permanencia em locais pessados, como butequins e rodas de malandragem. E acabam em alguns casos a caregarem entidades, ou cargas negativas. Devendo passar por uma sessão de descarrego.




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