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 Mundo invisível

  10/01/2018
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Amacy na Umbanda

O preparo antes e durante o ritual de lavagem de cabeça.
Rito na cachoeira.

Todo terreiro deve ter seu rito de purificação. 

Amacy ou Amassi

Abri a Gira. Saldar exú e pedir permissão aos orixas da mata. Acender a vela do anjo de guarda. Pois o amacy normalmente é o momento inicial para os novos e de renovação para os mais velhos. Pois quando falamos em purificação, estamos invocando entidades protetoras de nossa sagrada religião. Esta purificação deve ser feita utilizando um dos 4 elementos da natureza, pois é na natureza que encontramos os orixas e seus mensageiros. 

Todos sabemos da força natural e espiritual que há nas matas, nos rios, no mar e nas montanhas e pedreiras e seus caminhos. São fontes sagradas de espíritos e falanges de caboclos, pretos velho, crianças, exús e orixas.

Ao planejar um ritual de AMACY (ervas sagradas e consagradas) para a lavagem de purificação do médium, o importante é que com 24 horas de antecedência já haja um resguardo de bons pensamentos e de uma alimentação leve. O Babá deve fazer a lista de material a ser levado para a cachoeira, e fazer seu check list. Deve-se também se reservar o resguardo por 24 horas após a cerimonia, evitando0-se bebidas e carne vermelha.

Na visão material e organizacional, devemos começar com as recomendações de cuidado e zelo com a Natureza. Lembrando sempre dos perigos que há em se colocar velas próximo de árvores e folhas secas caídas. 

Ir na cachoeira é uma sessão externa, logo deve haver todo respeito com os participantes e convidados. Preferencialmente use branco e leve sua toalha e lenço para cobrir a cabeça, quando necessário.

  • Na lista devemos ter:
  • Água mineral 1 litro para cada médium.
  • Pemba branca
  • Uma esteira ou pano para forrar um local de base.
  • Toalhas e guardanapos
  • Velas, Fosforo e repelente.
  • As ervas de Oxalá, Iemanjá, Oxum, Oxoce,Ogum, Xangô e Obaluae.
    • Alecrim – Pertence a Oxalá. Entra em qualquer obrigação de cabeça dos filhos de qualquer orixá. Bastante emprego nos rituais de defumaçãobanho de descarrego.
    • Arruda – Planta de odor bem forte que pertence a Oxóssi e Exu. 
    • Camomila – Pertence a Oxalá e Oxum. Aplicação em banhos de descarrego e no “abo”. Na medicina popular tem larga utilização em chás reguladores dos intestinos; estimula o apetite.
    • Girassol – Pertence a Oxalá. Utiliza-se em qualquer obrigação de cabeça, no ‘abo’ e banhos de descarrego
    • Romã – Erva Sagrada pertencente a Yansã. As folhas são utilizadas em banhos de descarrego.
    • Colônia
    • Alfazema
    • Lavanda
    • Narciso
    • Rosas Brancas
  • Oxalá: Tapete de Oxalá (boldo), algodão, arnica da horta, alecrim, folhas e ramos de palmeiras, folhas de laranjeira, hortelã, erva cidreira, rama de leite, malva branca, saião branco, folha da costa, rosa branca, louro, manjerona, manacá, macaça, erva doce;

    Oxossi: Alfavaca do campo, jureminha, caiçara, arruda, abre caminho, malva rosa, capeba, peregum, taioba, sabugueiro, jurema, capim limão, acácia, cipó caboclo, goiabeira, erva de passarinho, guaco, guiné, malva do campo, são gonçalinho, Louro, cabelo de milho, eucalipto, manjericão, samambaia;

    Ogum: Espada de São Jorge, crista de galo, folhas de mangueira, Taioba, Cipó chumbo, Palmeira de dendezeiro (Mariwo), abre caminho, alfavaquinha, arnica, aroeira, capim limão, carqueja, dandá da costa, erva tostão, eucalipto, jaboticabeira, losna, pau rosa, peregum, porangaba, são gonçalinho, jatobá;

    Xangô: Folha da costa, matamba, betis cheiroso, levante, folha de fogo, cerejeira, figueira branca, amoreira, ameixeira, espada de Santa Bárbara, Comigo ninguém pode, cipó mil homens, folhas de café, folha de manga, Guiné, arruda, limoeiro, umbaúba, vence demanda, urucum, pessegueira, pau pereira, para raio, noz moscada, nega mina, mutamba, mulungu, manjericão, malva cheirosa, jaqueira, folha da fortuna, folha da costa, fedegoso, erva tostão, erva de são João, cavalinha;

    Iemanjá: Jarrinha, Rama de leite, cana do brejo, betis cheiroso, algas marinhas, alfavaquinha,flores branca de qualquer espécie, aguapé, camélia, folha da costa, jasmim, lagrima de nossa senhora, macaça, malva branca, taioba branca;

    Oxum: Folha de vintém, folha da fortuna, malva, dracena, rama de leite, malva rosa, narciso, flores de tonalidade amarela, lírios de toda espécie, margaridas, flor de maio, amor perfeito, madressilva, quioco, oriri, mutamba, melissa, macaça, ipê amarelo, folha da costa, erva de santa Maria, erva de santa luzia, colônia, camomila, assa peixe, aguapé;

    Iansã: Erva santa, umbaúba, folhas de bambu, folha de fogo, capeba, perientária, bredo sem espinho, malmequer branco, dormideira, espada de santa bárbara, flores amarelas ou coral, dracena, papoula, gerânio, erva de passarinho, erva tostão, guiné, jaborandi, louro, malva rosa, nega mina, peregum, pinhão roxo;

    Nanã: Alfavaca roxa, assa peixe, avenca, cana do brejo, capeba, cedrinho, cipreste, erva de passarinho, jarrinha, manacá, Maria preta, mutamba, quaresmeira, rama de leite;

    Omulu/Obaluaê: Zínia, folhas de laranja lima, folhas de milho, barba de velho, vassoura preta, velame, sete sangrias, sabugueiro, musgo, manjerona, mamona, espinheira santa, carobinha do campo, assa peixe;

  • Preparo de ervas aromáticas, ervas de força, com água,bebida , álcool ou perfume misturados as ervas. Nesta mistura são geralmente amassadas, maceradas com as mãos dos filhos designados ao preparo.
  • Perfume suave
  • Bebida do Orixá ou entidade 
  • Água de Coco e Caldo de Cana
  • Sabão da costa / sabão de coco
  • As frutas, bebida e comida dos orixas ou entidades. (Cuidado com manchas do sol ao cortar limão, laranja e outros)
  • Cada médium deve ter sua sacola e levar o minimo necessário e necessário de adereços, dinheiro ou jóias. Cuidado com o celular.
  • Um estojo básico de 1º socorros.
  • Um lanche leve livre de carne vermelha
  • sacos de lixo para recolher as sobras
  • Não levar vidros
  • Repelente e protetor solar
  • Recomendável levar uma vassoura.
  • Lembrar sobre os riscos de quedas de água se o tempo estiver nublado.

Uma vez tudo preparado deve-se instruir ao Pai Pequeno e Mãe Pequena, que há uma sequencia a ser seguida e que estes devem auxiliarem os filhos de santo.

Ao entrar no espaço sagrado dos orixas, devemos pedir licença, acendendo uma vela para o guardião do local.

Devemos pedir licença aos orixas Oxoce, Xango e Oxum. Bem como bater cabeça para Oxalá.

No ritual, haverá uma quartinha, uma tijela de ágata e as ervas escolhidas, já quinada e um banquinho.

O filho de Santo deve estar sempre com uma pessoa ao seu lado direito e esquerdo. Neste caso os Pai e Mãe pequenos da casa. No ato da lavagem saldar os orixas. 

Cruzar o filho de Santo com Pemba branca.

Este deve estar de joelhos ou sentado em um banquinho.

Após a lavagem deve-se tomar a bença à mãe de santo e aos pais pequenos.

Neste ato pode-se levar as imagens, caso haja.

Resumindo o Amacy é uma estapa importante dos rituais  da Umbanda e é o ritual que todo Umbandista deve pasar para se sentir por assim dizer, em uma iniciação do médium com a casa a qual está participando efetivamente, e somente é realizado quando o médium já está participando da corrente mediúnica a algum tempo, já conhece as normasd da casa e entende que ali é o seu caminho espiritual.

O Amaci é uma segurança e um cerimonial para  atraír e firma a espiritualidade e compromisso com a religião, juntamente com a casa que escolhemos para o nosso desenvolvimento mediúnico e os guias que irão nos desenvolver. Neste ato usa-se uma tijela de agata para colher o banho e depois coloca-lo em uma vasilia para por no altar dos orixas.

O ritual de Amaci é realizado através de uma lavagem de cabeça, podendo conter a bebida do Orixá, juntamente com um preparo de água com ervas especificas, seguindo também de rituais específicos pertinentes a cada Terreiro. Cada Casa determina dentro dos seus preceitos a sua formuilação. 

Muitas Casas optam por evitar o uso de bebidas alcolicas no primeiro Amacy. Deixando para um segundo momento esta prática. Normalmente após pelo menos 6 meses.

Mesmo quando em sessões externas, devemos montar nosso congá ou altar caseiro, que  deve estar sempre arrumado e “nutrido” com a água que abençoa e dilui as energias. Usamos uma vela,ou mais,  que carreia a luz que nos coloca em contato com os Orixás. 




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